F. C. Porto


Da fundação à conquista do Mundo

EXPORTADOR DE VINHO DO PORTO
          O F.C.Porto foi fundado em 28 de Setembro de 1893, com o nome de Football Club do Porto (por influência inglesa), conforme o provam documentos da época.
          António Nicolau d'Almeida, de 20 anos, sócio de seu pai numa firma exportadora de vinho do Porto, sócio do Velo Club do Porto, era um atleta ecléctico: praticava remo, natação e jogo de pau. Um dia, regressado de Inglaterra, onde estivera por motivo de negócios, procurou introduzir o futebol (a nova moda do território britânico) no Vera Club do Porto, que não apoiou a iniciativa. Estava mais interessado no ciclismo, modalidade que começava a evidenciar os seus encantos.
          Foi então, que o jovem António Nicolau d'Almeida, juntamente com alguns amigos da alta sociedade portuense, decidiu fundar o Football Club do Porto. Por influência de sua mulher (com quem casou em 1896, aos 23 anos), António Nicolau d'Almeida decidiu abandonar a actividade desportiva. (A mulher de António Nicolau d'Almeida, inglesa, chamada Hilda Rumsey, era irmã de Arthur e Lacy Rumsey, que aparecem nos primórdios do futebol portista como fundadores e jogadores

António Nicolau d'Almeida - O Fundador

APOIO REAL
          António Nicolau d'Almeida fez amizade com Guilherme Pinto Basto, introductor do futebol em Portugal como presidente do Club Lisbonense. Essa amizade, forte segundo familiares, foi alierçada por causa do primeiro jogo real efectuado em Portugal. Jogo que envolveu o F.C.Porto e a colectividade da capital (embora em nome das suas cidades - Porto e Lisboa), sob os auspícios do Rei D.Carlos, em 2 de Março de 1894.
COM O GRUPO DO DESTINO
            António Nicolau d'Almeida também era amigo de José Monteiro da Costa. Ambos desenvolveram uma forte relação de amizade, que esteve na origem dos estímulos que António deu a José para continuar com o seu clube - o Football Club do Porto - o qual, por motivos familiares fora obrigado a deixar. José Monteiro da Costa era presidente do Grupo do Destino (grupo de amigos que se reunia para grandes almoços e jantares). 
José Monteiro da Costa - A Dimensão Institucional

SOCIEDADE DESPORTIVA
           Incentivado por António Nicolau d'Almeida - e também influenciado pelo que vira numa viagem a Inglaterra - José Monteiro da Costa decide-se a liderar o Football Club do Porto, com uma existência diferente, mais organizada, juntando ao nome da colectividade a designação Sociedade Sportiva. (Dos 24 sócios do Grupo do Destino saem 11 para acompanhar José Moutinho da Costa: Joaquim Pinto Rodrigues de Freitas, António Martins, António Elisabth de Mesquita, Jerónimo Monteiro da Costa, Silvério Pinto Monteiro, Joaquim António Mendes Correia, António Moreira da Silva, Cândido Pinto Mota, Eugénio Machado Costa, Catullo Gadda e Gaspar José de Sousa Braga. Juntam-se Romualdo Torres, Edmundo Dumont Villares, José Bacelar, Antunes Lemos e António de Oliveira Cálem).  O Football Club do Porto "de António Nicolau d'Almeida" tinha sido reconhecido realmente. O rei D.Carlos conhecia bem o presidente portista e o carimbo do clube a que presidia.
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CLUBE
              José Monteiro da Costa institucionaliza o Football Club do Porto - com emblema, equipamento e um campo de jogos construído num dos seus terrenos de horticultura. Um campo de jogos relvado. O primeiro campo relvado de Portugal. Na Rua da Rainha (actual Antero de Quental). E fica conhecido como Campo da Rua da Rainha, acabando por tornar-se um parque desportivas, muito avançado em relação ao seu tempo.
HOMENAGEM A JOSÉ MONTEIRO DA COSTA
           Um  grupo de sócios decide homenagear  (em 18 de Outubro de 1910) José Monteiro da Costa (muito doente), instituindo uma taça com o seu nome para ser disputada pelas 3.ªas categorias. A Comissão Organizadora é formada por: José Fernandes da Silva, José Bacelar, Fróis Cruz, Ivo Lemos, Vitorino Pinto, Marques da Silva e Adelino Costa.
             Tinha falecido (30/01/1911) José Monteiro da Costa. Apenas 29 anos. Sucedeu-lhe (em Setembro) Guilherme do Carmo Pacheco. O Dr.José Guilherme Pacheco de Miranda foi reeleito para a presidência da Assembleia Geral. A Direcção decide (em Fevereiro) transformar a Taça José Monteiro da Costa em troféu para as 1.ªas categorias - que ficará na posse definitiva do clube que conquistar três anos consecutivos ou cinco alternados. (O F.C.Porto vence o torneio de homenagem. E bisa, no ano seguinte)
A equipa de Lisboa do primeiro jogo com o Porto em 1894

UM ITALIANO NA EQUIPA PORTISTA 
             Catullo Gadda, um dos jogadores mais influentes dos primórdios do F.C.Porto, era italiano e tinha jogado futebol no seu país. Engenheiro químico, veio para o Porto para trabalhar na fábrica Mariani. Relacionou-se com José Monteiro da Costa no Grupo do Destino, acompanhando-o na acção que institucionalizou o F.C.Porto (1906).
Catullo Gadda - O Italiano
ENSAIO NA PARADA DE CASCAIS
              Os irmão Guilherme, Eduardo e Frederico Pinto Basto (que trouxeram - de Londres, em 1886 - a primeira bola de futebol para Portugal) organizam o primeiro jogo (chamado à época de "ensaio" - em Outubro de 1888) na Parada de Cascais. Os jogadores: João Bregaro, Jorge Figueira, Eduardo Romero, Francisco Alte, Francisco Figueira, Salvador França, Aires Ornelas, Salvador Asseca (Visconde de Asseca), António Avilez, Pedro Sabugal, Simão de Sousa Coutinho (Borba), Augusto Moller, Vasco Sabugosa, Francisco Avilez, Hugo O'Neill, Luís Trigoso, Manuel Salema, Visconde de Castelo Novo e os irmãos Guilherme, Eduardo, Frederico e Carlos Pinto Basto. 

A equipa do F.C.Porto que venceu o Lisbon Cricket Club
      O jogo efectuou-se à tarde, tendo sido presenciado por inúmeras pessoas ligadas à Corte. A manhã foi ocupada pelos jogadores a retirarem pedras do campo e a alisarem o terreno.

Outras histórias...de uma primeira vez no F.C.Porto

Sócios: Em inícios de Outubro de 1893, os jornais noticiam o nome dos primeiros 22 sócios (sócios-fundadores) do Football Club do Porto: António e Fernando Nicolau D'Almeida,os irmãos Arthur, Lacy e Robert Rumsey, Alfred e Edward Kendall, Guilherme Andersen, Walter McConnan, João Barbosa, António Maria Machado, José Valle, Artur Ramos de Magalhães, Eduardo Spratley, Alex Johnson, Hans Peters, Jorge Hardy, Joaquim Duarte, Henrique Cunha, A.Vieira da Cruz, Nugent e Mac Ketchnie.

Treino "Ensaio": é como lhe chamam os jornais da época. De forma quase secreta, acontece no dia 8 de Outubro de 1893, no Campo Prado, em Matosinhos, com a participação dos 22 sócios. Claramente sócios-atletas.

Jogo Particular: Uma hora depois do "ensaio", no Hipódromo de Matosinhos. Desconhece-se o resultado (que não era o mais importante).

Adversário: Clube de Aveiro. Dirigido por Mário Duarte (notável figura do futebol aveirense homenageado com o nome no estádio que o Beira-Mar utilizou até se mudar para o novo recinto).

Equipa: Constituída com base em 14 jogadores - maioritariamente, cidadãos britânicos residentes no Porto, já conhecedores do jogo: António Nicolau d'Almeida, Mac Kechnie, Arthur Rumsey, Lac Rumsey, Romualdo Torres, Chamberes, Fernando Nicolau d'Almeida, Albert Casselles, Albert Kendall, Alfred Kendall, Edward Kendall, A.Nugent, F.H.Ponsonly e Mac Geok.

Capitão: Não foi um, foram dois, no primeiro jogo com o Clube de Aveiro: Nugent e Mac Kechnie.

Carta a um clube de Lisboa: Escrita, em 25 de Outubro de 1893, pelo punho de António Nicolau d'Almeida ao presidente do Club Lisbonense, Guilherme Pinto Basto, convidando a sua equipa para um jogo.

Jogo Real: 1894. 2 de Março. No Campo do Oporto Cricket anda Lawn Tennis Club, no Campo Alegre. Com o Club Lisbonense. Em disputa da Taça D.Carlos I. A equipa do F.C.Porto: Mac Geock, F.Guimarães, A.Nugent, Arthur Dagge, Mac Millian, Albert Kendall, F. Hugh Ponsonly, Adolfo Ramos, Mac Kechnie, R. Ray, Alfred Kendall. A equipa do Club Lisbonense: C. Barley, C.Vilar, J.Thompson, F.Palmers, Afonso Vilar, Guilherme Pinto Basto, Rankin, Locke, Paiva Raposo, Pittuck, M.Keating. O jogo foi arbitrado por Edmundo pinto Basto.

Jogo entre clubes do Porto e de Lisboa: 1905. 6 de Janeiro. Realiza-se na Cruz Querada e o F.C.Porto vence o Lisbon Cricket Club, por 5-2.

Campo relvado: O campo da Rua da Rainha nasceu com as medidas regulamentares e relvado. Tinha lotação para 500 a 600 pessoas, com tribuna de honra, bancos fixos em redor do campo, balneário e bar.

Sede: 1906. Na ex-sede do Grupo do Destino. O presidente José Monteiro da Costa, paga a renda do seu bolso.

Emblema: 1906. Uma bola de futebol com as iniciais FCP.

Treinador Estrangeiro: 1907. Adolphe Cassaigne, treinador em França. Acede a treinar gratuitamente. É o primeiro treinador contratado em Portugal.
Assembleia Geral: 1907. 9 de Fevereiro. É uma reunião se sócios eleitoral. José Monteiro da Costa é formalmente eleito presidente da Direcção .

Projecto de Estatutos: 1907. 9 de Fevereiro. Na primeira reunião magna de sócios do F.C.Porto, é apresentado o primeiro projecto de estatutos.

Jogo com equipa estrangeira: 1907. 15 de Dezembro. É o primeiro jogo efectuado em Portugal com um "onze" estrangeiro e acontece no campo da Rua da Rainha. O adversário é o Real Fortuna Football Club. Desconhece-se o resultado.

Jogo no estrangeiro: 1908. 31 de Janeiro. O F.C.Porto é a primeira equipa portuguesa a sair para o estrangeiro. Joga em Vigo e defronta o Real Fortuna, ams também não se sabe o resultado.

Estatutos: 1909. 9 de Outubro. A terceira Assembleia Geral do F.C.Porto aprova os primeiros estatutos e o regulamento interno.

Homenagem e Taça: 1911. 9 de Abril. Na sequência da homenagem a José Monteiro da Costa, o F.C.Porto conquista a taça com o nome do seu presidente. vence os galegos do Real Fortuna (4-1), o Boavista (3-1) e o Leixões (resultado desconhecido).

Aluguer do Campo da Constituição: Acontece em 29 de Setembro de 1912. O aluguer vai custar 350 escudos por ano.

Jogo de torneio oficial de inauguração do Campo da Constituição: O primeiro adversário é o oporto Cricket Club. O F.C.Porto vence por 1-0.

Jornal do Clube: "Porto Sportivo", assim se chama o primeiro órgão oficial do clube, que é editado pela primeira vez em 13 de Abril de 1918.

Hino: 1922. Composto por António Figueiredo e Melo.

Jogo Nocturno: 1928. 28 de Julho. É na Constituição e o F.C.Porto empata (2-2) com o Salgueiros.

Campeonato da I Liga: 1934/1935. No jogo da consagração, o F.C.Porto empata (2-2) com o Sporting em Lisboa.

Estádio: 1952. 28 de Maio. estádio das Antas, A inauguração é um grande acontecimento nacional, com a presença do presidente da República, general Craveiro Lopes.


 Dobradinha: 1955/56. F.C.Porto vence Campeonato Nacional e Taça de Portugal, sob a orientação de Dorival Yustrich, "O Homão" (por ser alto e forte).

Dorival Yustrich



 Presença na Taça das Taças: 1964/65. 16 de Setembro. Estreia vitoriosa. O F.C.Porto elimina o olympiaque Lyonnais (França). E cai, na ronda seguinte da competição frente aos alemães do Munchem 1960.

Pedroto treinador: 1966. Junho. Sucede a Virgílio Mendes.
José Maria Pedroto

Participação na Taça Uefa: 1971/1972. 15 de Setembro. Os franceses do F.C.Nantes Atlantique vencem por 2-0.

Eleição de Jorge Nuno Pinto da Costa: 1982. 23 de Abril. A grande mudança nos destinos do F.C.Porto fez-se com uma campanha eleitoral inédita, sob o lema "devolver o clube aos sócios".

Bota de Ouro: 1982/83. Gomes repete a façanha de Eusébio e Yazalde e ganha o troféu de maior prestígio para os goleadores dos campeonatos nacionais disputados na Europa.

Fernando Gomes com a bota de Ouro
Finalista da Taça das Taças: 1983/84. Com a Juventus. 16 de Maio de 1984. estádio Saint Jakob, em Basileia. o F.C.Porto perde por 2-1. Injustamente. É a melhor equipa perante uma "Juve" recheada de estrelas, entre as quais platini.

Treinador Campeão com menos de 40 anos: 1984/85. Artur Jorge.

Jogo oficial de Madjer: 1985. 27 de Outubro. No Restelo, "O Artista" contribui para a vitória (3-2) do F.C.Porto contra o Belenenses.

Bi-Bota de Ouro: 1985. 19 de Novembro. Com 39 golos.


Taça dos Campeões Europeus de Futebol: 1986/87. 27 de Maio. Final em Viena (Áustria). Resultado 2-1. Uma exibição de orgulho e classe. Golos de Madjer e Juary.


Taça Europeia/Sul-Americana (Intercontinental): 1987/88. 13 de Dezembro. F.C.Porto- Peñarol de Montevideu. Vitória por 1-0. Exibição poderosa.







Supertaça Europeia: 1987/88. Entre o campeão europeu e o vencedor da Taça das taças. Inédita na história do futebol português. 1ªMão - Ajax 0 vs F.C.Porto 1 (golo de Rui Barros), 2ªMão - F.C.Porto 1 (golo de Celso) vs Ajax 0.

Tri Internacional: 1986/87 e 1987/88. Taça dos Campeões, Taça Intercontinental e Supertaça Europeia.

Clube Português na Liga dos Campeões: 1992/93. 16 de Setembro. Uma estreia que corre bem. Com o U.S.Luxembourg. Vitória por 4-1, no Municipal de Luxemburgo.

Tri Nacional: 1996/1997. António Oliveira regressa ao F.C.Porto como treinador para prosseguir o trabalho de Bobby Robson. No ano do 104ºaniversário do F.C.Porto.

Tetra: 1997/98. Oliveira repete a façanha frente ao Sporting dos "cinco violinos", nos anos 40/50.

Penta: 1998/99. Fernando Santos é o "engenheiro do Penta". um treinador de Lisboa - um "mouro", na linguagem dos adeptos mais duros - conduz o F.C.Porto para um marco histórico do futebol nacional.

Superliga: 2002/03: José Mourinho (rejeitado pelo Benfica) começa por impressionar, ao dizer, na sua apresentação, a meio da época de 2001/02, perante um auditório repleto de adeptos: "Para o ano vamos ser campeões".



Taça Uefa: 2002/03. 21 de Maio. estádio de Sevilha. O F.C.Porto vence, por 3-2, o Celtic de Glasgow, no prolongamento (2-2 no tempo regulamentar).


Grande Slam - Ou, mehor, tripeirinha: 2002/03. Mourinho consegue o impensável - ganhar todas as competições oficiais - na mesma época: SuperLiga, Taça de Portugal e Taça UEFA.

Liga dos Campeões: 2003/04. O F.C.Porto, no estádio de Gelsenkirchen, conquista a Liga dos Campeões ao vencer o Mónaco por 3-0.

Tetra-Campeão: 2008/2009, ao comando de Jesualdo Ferreira, o F.C.Porto conquista o segundo tetracampeonato da sua história.
Goleada ao Benfica 2010/2011: Ao comando de André Villas Boas, a equipa do FCPorto venceu, no Estádio do Dragão, o Benfica por 5-0.


Campeões na Luz 2010/2011: O FCPorto sagrou-se campeão em pleno estádio da Luz, num jogo em que o resultado final foi de 1-2.


 
Reviravolta no Estádio da Luz: O FCPorto tinha apenas 2% de hipóteses de dar a reviravolta a uma desvantagem de dois golos para a Taça de Portugal. Resultado final - Benfica 1 vs Porto 3


Campeão Invicto e com maior distância do segundo classificado (2010/2011): 3 empates e nenhuma derrota fez com que o FCPorto se tornasse Campeão Invicto. 21 pontos foram os pontos de diferença para o segundo classificado.

E a Taça volta a ser nossa (2010/2011): O FCPorto volta a vencer a Liga Europa, desta vez frente ao Braga por 1-0.


Presidentes:
1893 António Nicolau D'Almeida
1907/10 José Monteiro da Costa
1911 (Set-Jun) Júlio Lencastre
1911 Dr. Guilherme Carmo Pacheco
1912/13 Joaquim Pereira da Silva
1914/15 António Borges D'Avelar
1916 António Martins Ribeiro
1917/19 Henrique Mesquita
1920/21 António Pinto Faria
1922 Eurico Brites
1923/25 Domingos Almeida Soares
1926 Afonso Freire Themudo
1927 Sebastião Ferreira Mendes
1928 Dr. Urgel Horta
1929 Tenente Augusto Sequeira
1930 Eduardo Drumont Villares
1931 António Augusto Figueiredo
1932/33 Sebastião Ferreira Mendes
1936/37 Dr. Carlos Teixeira Costa Júnior
1938/39 Dr. Ângelo César
1940 Dr. Augusto Pires de Lima
1941/42 José Sousa Barcellos
1943 Luís Ferreira Alves
1944/47 Dr. Cesário Bonito
1948 Júlio Ribeiro Campos
1949 Dr. Miguel Pereira
1950 Júlio Ribeiro Campos
1951/53 Dr. Urgel Horta
1954 Dr. José Carvalho Moreira de Sousa
1955/56 Dr. Cesário Bonito
1957/58 Paulo Pombo
1959/60 Luís Ferreira Alves
1961/64 Nascimento Cordeiro
1965/66 Dr. Cesário Bonito
1967/71 Afonso Pinto Magalhães
1972/82 Dr. Américo Gomes de Sá
1982/... Jorge Nuno Pinto da Costa